quinta-feira, 19 de maio de 2016

DAR SEM ESPERAR RETRIBUIÇÃO

Aos que se atêm à leira das Escrituras, esquecidos de que as palavras do mestre são espírito e vida, pode parecer que, neste lanço esteja ele a menosprezar as relações de família e de amizade.
O verdadeiro sentido de sua lição, entretanto, é bem outro: é a exaltação do altruísmo, do desprendimento e da fraternidade universal.
Lamentavelmente, quase todos nos encontramos ainda numa fase de evolução em que o egoísmo e a vaidade se constituem o móvel da maioria de nossas ações.
Quase tudo o que empreendemos, ou obedece a um calculado interesse ou visa á exaltação de nossa personalidade
Assim, quando  promovemos uma festividade, colocamos entre os primeiros convidados aqueles que, por sua posição na paisagem social, nos possam favorecer em algum propósito ou então nos homen a casa com seu comparecimento, servindo-se a parentela e os amigos de cuja reciprocidade estamos seguros, aos quais tratamos com toda a deferência, com o melhor sorriso nos lábios, enquanto evitamos receber ou mal suportamos os de condições humilde que, de modo nenhum, poderão valer-nos ou recompensar-nos.
Nesse regozijos, fazemos questão de oferecer aos nossos convivas os melhores comes-e-bebes, despendendo, não raro, pequenas fortunas que dariam para atender às necessidades de inúmeros desgraçados: os pobres, estropiados, coxo e cegos, lembrados pelo Evangelho.
Para esses, porém, nosso coração e nossa bolsa se mantêm fechados, e quando, vez por outra, lhe atiramos uma esmola, acreditamos ter feito muito.
Por saber-nos assim tão insensíveis ao sofrimento alheio é que Jesus nos exorta, procurando despertar-nos o sentimento de solidariedade humana.
Em sua linguagem figurada, insistimos, não pretende ele que substituamos à nossa mesa os amigos e parentes por aleijados e mendigos, mas que estendamos a estes a participação na prosperidade que desfrutamos, que lhes amenizamos um pouquinho a dura e penosa existência.
Aos que lhe ouvirem o apelo sublime, assegura o Cristo que "serão retribuídos na ressurreição dos justos".
Quer isso dizer que o bem que façamos aqui na Terra, sem esperar retribuição, pelo só prazer de o praticar, terá sua recompensa no outro lado da vida, onde as virtudes cristãs que tenhamos desenvolvidos nos situarão entre aqueles que, em paz com a própria consciência, gozam a ventura de .... serem bons!

Do Livro : Páginas de Espiritismo Cristão FEB
Psicografia: Rodolfo Calligaris

Nenhum comentário: