sábado, 4 de maio de 2013

O ESPÍRITA DIANTE DO MUNDO

" Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração daqueles que se reúnem sob os olhos do Senhor e imploram a assistência dos  bons espíritos." ( Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XVII, item 10.)


O mundo atravessa uma crise, como todos observam e analisam. Parece que a sociedade tomou um rumo que, em realidade, não sabe onde seguirá. Muitos se tumultuam; alguns clamam vingança; outros, ainda, aplaudem a dor. Parece que todos estão enlouquecidos, inquietos.
A insegurança caminha nas várias direções da Terra: poder, medo, ansiedade, acusações, oportunidade de agir de modo ditatorial. enfim, mais uma das muitas crises por que a humanidade passa e passará ainda até chegar a seu estágio de equilíbrio e felicidade. 

Como o espírita deve se comportar-se diante de situações tão angustiantes como as que vivemos? Sabemos que não existe efeito sem causa. Almas que necessitavam passar por provações dolorosas foram reunidas, em determinadas circunstâncias, para sofrer o impacto da Lei. Umas libertaram-se; alçaram vôos para regiões inimagináveis por elas mesmas quando estavam encarnadas. Outras ainda estão presas às sensações de dor, de sofrimento, de angústia. Aqueles que provocaram o mal permanecem enredados aos crimes que perpetraram.

E o espírita, como há de agir diante de tanta confusão? Devemos, em primeiro lugar, recordar a oração, a ligação com Deus, buscando contrapor ao desequilíbrio de tantas criaturas a vibraçãode equilíbrio que a oração traz; contrapor ao sentimento de vingança a mensagem de amor, de compreensão; contrapor ao sentimento de ódio a mensagem de confiança em Deus, que de tudo e de todas as coisas toma conta. 

O espírita é aquele que não aplaude, ora. É aquele que não acusa nem alimenta especulações em torno das causas das dores, mas apenas se mantém em paz, com tranquilidade, evitando a expansão do mal. criando, ao contrário, o sentimento de pacificação, onde estiver, em torno das conversas que chegarem até ele. 
Pede sempre a Deus que abençoe a todos aqueles"que não sabem o que fazem".

O espírita irá mais adiante: orará, fará preces por todos os que desencarnaram; dirá mentalmente aos que detêm o poder que eles pensem em paz; movimentará  forças generosas, capazes de equilibrar o coração ferido dos pais, por exemplo, no sentido de que eles se lembrem de outros pais que sofreram a perda de filhos. ele procurará, onde estiver, como estiver, elevar o pensamento a Deus, buscando o caminho do equilíbrio.

Não nos cabe, a nós, irmãos, nas grandes lutas expiatórias, examinar quem está com a razão. Fatores imponderáveis, lutas crescentes entre seres, atitudes coletivas, gestos de inquietações próprias da natureza humana, forças formidáveis que se movimentam, tentando canalizar as energias das criaturas em benefício das suas idéias; enfim, são tantas as angústias e tantos os problemas que envolvem a Terra, que nós espíritas e espíritos espíritas, devemos acender a luz do equilíbrio e da paz para continuarmos a viver a vida que Deus nos oferece.

Busquemos a paz. Evitemos comentários negativos. Falemos de amor. aprendamos a silenciar, quando nada mais pudermos dizer. Sigamos adiante. O Cristo é o Mestre que conduz todas as atitudes do homen na Terra. Reações próprias da natureza  humana serão a seu tempo reequilibradas pelas atitudes de amor, de vigilância, de paz, desse mesmo Cristo.

Não esperemos atitudes heróicas de ningúém .Não esperemos que Jesus determine que se faça isso ou aquilo; mas tenhamos a certeza de que ele, o Mestre, continua no leme da embarcação que se chama Planeta Terra.

Amparados pela fé, digamos do imo do ser:

"Deus, nosso Pai, que és todo poder e bondade, mesmo que o homem perca o rumo de sua própria vida, temos a certeza de que tu és o Pai, e embora a humanidade pareça estar mergulhada nas inquietações, parecendo não ter mais jeito, temos a certeza de que, muito além das nossas forças, muito acima das nossas idéias, tens soluções para tudo e todas as coisas, E ainda mais, Deus, lembrando o salomista, diremos: Tu és o nosso Pastor. Conduzirás as nossas almas pelos verdejantes campos da paz, e ainda que haja sombra, lágrima e dor, confiamos em ti, que és o Senhor de nossas vidas. Que assim seja, Senhor!! 

Graças a Deus, meus irmãos" Que a bondade de Deus, que pacifica a todos nós, conduza os nossos corações, hoje e sempre"

Vosso irmão Antonio de Aquino.
Muita paz, meus irmãos.




Mensagem psicofônica recebida pelo Médium Altivo C Phamphiro no Centro Espírita León Denis - Bento Ribeiro.
Pelo espírito Antonio de Aquino
Estraída do Livro Inspirações do Amor Unico de Deus, vol I EdiçõesCELD

Nenhum comentário: