sexta-feira, 1 de março de 2013

Brasil - Nação Cristã. Eis a Meta por alcançar!

"...Quando, por toda a parte, a Lei de Deus servir de base á lei humana, os povos praticarão entre si a caridade, como os indivíduos. Então, viverão felizes e em paz, porque nenhum cuidará de causar danos ao seu vizinho, nem de viver a expensas dele." (allan Kardec, O Livro dos espíritos, perg. 789)

   Eis que o país se apresta a dar mais um passo na direção de seu progresso e de sua emancipação. A emoção que envolve todos aqueles que, encarnados, partilham dos sentimentos sobre a nação brasileira atinge igualmente as camadas próximas da Terra, no plano espiritual. Digo mais, os grandes homens tutelares da humanindade também se preocupam com o destino da nação e acompanham criteriosamente o resultado da escolha coletiva que há de se efetuar em breve tempo.
Aqueles que habitam esta pátria generosa, que é cheia de bondade espontânea e natural, devem ter em consideração o destino do país em si mesmo: uma nação destinada a mostrar-se a outras nações com a sua face cristã, a sua face de trabalhos no bem, ainda que lhes pesem dificuldades morais, espirituais e os seus grandes carmas coletivos. Sim, não pensem que o Brasil não tem carma coletivo! ele os tem, mas esta pátria vai dando seus passos gloriosos, na direção de uma causa maior, bem maior do que os políticos podem avaliar ou pensar: é a de servir de abrigo para os seres que desejam criar os seus filhos, manter sua família e a si próprios em um clima de paz e de tranquilidade, além do clima de progresso.
Em verdade, este interesse maior coloca todos na posição de caminhar e de buscar os valores mais elevados do espirito: a prece, o engrandecimento espiritual, o sentimento de solidariedade, a capacidade de encontrar soluções pacíficas para todas as discussões da sociedade e um sentimento profundo de respeito ao ser humano.
Esse sentimento que caracteriza o grandioso povo brasileiro está sendo, algumas vezes, desvirtuado, é verdade, mas todos os encarnados devem confiar na direção espiritual do Brasil e devem fazer os esforços necessários, sejam quais forem eles, para manter o país dentro da hegemonia cristã e no esforço para construir o bem.
Os momentos de dúvida e aquelas fases dolorosas em que alguns homens conseguem atrapalhar a vida de milhares de pessoas são as etapas de que falei há pouco tempo, dos carmas coletivos que a sociedade brasileira carrega. Somente com a solução dos grandes problemas do passado conseguiremos, todos os brasileiros, dar o decisivo passo para a frente, na direção do Alto, na direção de Deus. Ninguém caminha adiante se tem uma perna presa em um grilhão. Mutios brasileiros têm grilhões pesados que os detêm no chão: apoio à escravidão, a destruição da sociedade índia, o receber povos com o objetivo de escravizá-los no trabalho, o sentimento da indisciplina, as guerras internas e externas, o interesse pessoal acima do interesse coletivo muitos carmas coletivos, repito, os brasileiros carregam consigo ainda, e é preciso que a nação como um todo os resolva, para dar o seu passo na direção do mais Alto.
Muitos inquirirão: como posso eu saber se tenho alguma coisa a ver com estes chamados carmas coletivos? Como posso saber se eu tenho determinadas provas com o passado? A isto responderei que basta que o próprio homem observe as tendências do seu espírito, os convites que lhe chegam para as atividades coletivas que beneficiem a nação e outros ainda verifiquem as atividades assistenciais em que se vêm envolvidos e terão respostas às suas indagações.
Os cargos de professor, médico, engenheiro, enfermeiro, assistentes sociais, psicólogos e tantos outros que atendem a coletividade, homens simples que trabalham com a sociedade, todos enfim, que atuam nos agrupamentos sociais. podem-se dizer, sem errar, possuem os chamados carmas coletivos. Bom será que cada um doe de seu tempo, de suas possibilidades, quando convocado para o trabalho, e de modo a ressarcir esse débito, para que se sinta quite com a sociedade em que viveu há pouco menos de duzentos anos. Os que assim o fizerem estarão preparando-se para futuramente vivenciar uma vida de alegrias e de paz, através do bem que já sejam capazes de fazer, sem se considerarem presos ao passado.
Todos aqueles que ainda se sentem ligados a essas atividades sociais e que possuem o prazer de servir á coletividade têm a clara indicação de que ainda não conseguiram quitar-se de todo com o seu passado. 
Por isso, meus irmãos, a Doutrina Espírita, criteriosamente, envolve os seus seguidores numa mensagem de paz, mas também de convite à renovação e ao trabalho. Todos os que somos espíritas, portanto, devemos fazer o esforço que estiver ao nosso alcance das nossas mãos, sem angústia, sem traumas, mas com determinação, para darmos os passos no rumo de nossa própria libertação. 
Assim o fazendo, estaremos colocando a estrela azul, representando todos aqueles que atingiram o equilíbrio emocional, nesta grande nação que há de brilhar, não por bênção imerecidas, mas como resultado de seu esforço de seus indivíduos, do esforço da sua população, do esforço das critaturas interessadas em viver em um clima de alegria e de felicidade. Todos hão de brilhar, procurando fazer brilhar a si próprio através de sua pacificação, de seu aprendizado e de sua convicção absoluta de que por mais difícil sejam os momentos que o Brasil atravessa, tais momentos são sugestivos de que nós estamos superando as próprias dificuldades.
Homens deste país, trabalha pela vossa nação! Trabalhai pelo esquilíbio de todos"Multiplicai as obras de benemerência as preces pelos vossos condutores! Sede homens ,de bem sede homens voltados para o equilíbio da nação! Que jamais de  vossas bocas saiam palavras de descrença pelo país. Aquele que se agacha, carrega mais peso. Levantai-vos brasileiros! Tende fé no destino da nação! Trabalhai sempre pela paz!
Vossos irmãos Antonio de Aquino, Ignácio Bittencourt e muitos outros trabalhadores desta casa abençoada de trabalho no bem.

Graças a Deus!

Antonio de Aquino

Do Livro: Inspirações do Amor Único de Deus
Psicografia Altivo C Pamphiro
Crédito de Imagem: Google

Nenhum comentário: