quarta-feira, 7 de março de 2012

AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

.."Se os homens se amassem com idêntico amor, a caridade seria melhor praticada; mas; para que isso aconteça, é preciso que vos esforceis para livrar o vosso coração da couraça que o envolve, permitindo, assim, que ele se torne mais sensível para com aqueles que sofrem. O rigorismo mata os bons sentimentos. O Cristo não se aborrecia com ninguém; aquele eu se dirigisse a ele, quem quer que fosse, não era repelido: a mulher adúltera, o criminoso, todos eram socorridos: Jesus jamais temeu que a sua reputação viesse a ser atingida. Quando, pois, o tomareis como modelo de todas as vossas ações? Se a caridade reinasse na Terra, o mau não teria mais poder: fugiria envergonhado, e se esconderia, porque se sentiria deslocado em toda parte. E então, o mal desapareceria, ficai bem certos disso.
     Começai dando o exemplo, sede caridosos para com todos, indistintamente; esforçai-vos para não dar atenção àqueles que vos olham com desdém, e deixai a Deus o encargo de toda a justiça. porquanto, no seu reino, a cada dia ele separa, o joio do grão de trigo.
    O egoísmo é a negação da caridade: ora sem a caridade não há tranquilidade para a sociedade; e digo mais, não há segurança; com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, sempre haverá uma corrida favorável ao mais esperto, uma luta de interesse em que as mais santas afeições são calcadas sob os pés, em que nem mesmo os sagrados laços da família são respeitados. (Pascal, Sens, 1862)


O Evangelho Segundo o Espiritismo
Allan Kardec

Nenhum comentário: