segunda-feira, 12 de abril de 2010

Causas Atuais das Aflições


As vicissitudes da vida são de duas espécies ou, se o preferirem, têm duas fontes bem diferentes que é necessário distinguir, portanto umas têm sua causa na vida presente, outras, fora desta vida.
Buscando-se a origem dos males terrenos, reconheceremos que muitos deles são a consequência natural do caráter e do comportamento daqueles que os sofrem.
Quantos homens caem por sua própria culpa! quantos são vítimas de sua própria imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição.
Quantas pessoas arruinadas pela falta de ordem, de perseverança, pela má conduta, ou por não terem sabido limitar os seus desejos!
Quantas uniões infelizes porque foram o resultado do interesse ou da vaidade e nas quais o coração não teve nenhuma participação!
Quantas desavenças e discussões funestas teriam sido evitadas com mais moderação e menos suscetibilidade!
Quantas doenças e enfermidades são o resultado da inteperança e dos excessos de todos os gêneros!
Quantos pais são infelizes porque não combateram as más tendências dos seus filhos desde o seu princípio! Por fraqueza, ou indiferença, esses pais deixaram que neles se desenvolvessem os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade que ressecam o coração. Posteriormente, ao colherem o que semearam, admiram-se e afligem-se com a falta de respeito e a ingratidão desses filhos.
Que todos aqueles que têm o coração ferido pelas vicissitudes e decepções da vida interroguem friamente a própria consciência; que procurem, passo a passo, a origem dos males que os afligem, e verifiquem se, na maior parte das vezes, não podem afirmar : Se eu tivesse feito, ou se eu não tivesse feito tal coisa, não me encontraria nesta siguação.
A quem portanto, devem todas essas aflições, senão a si mesmos? O homen é assim, em um grande número de casos, o construtor dos próprios infortúnios; no entanto, em lugar de reconhecer essa verdade, ele acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, acha desfavorável, a má estrela, quando, em verdade, a sua má estrela está na negligência.
Os males dessa natureza certamente constituem um número considerável das vicissitudes da vida; o homem os evitará quando trabalhar para o seu aperfeicoamento moral tanto quanto para o aperfeiçoamento intelectual. " (ESE, cap. V Bem-aventurados os Aflitos)

Nenhum comentário: